Pinha de Retenida (Porta-Chaves)


Pois é! No próximo Sábado, vamos seguir estes passos para dar início a mais uma angariação de fundos para a atividade de Verão!

Logo a seguir é demonstrado o processo de execução de uma Pinha de Retenida ou Tacada que, no caso, servir-nos-á para porta chaves.

No entanto, esta Pinha serve, essencialmente, para arremessar uma corda ou cabo para uma certa distância. A "pinha", mais pesada, pode ser arremessada mais facilmente do que um simples chicote (ponta da corda). 


Porta-chaves com a Pinha de Retenida ou Tacada




MATERIAL NECESSÁRIO:
1 Corda ou cordão de 2 mm com 1,40 m;
1 Berlinde pequeno
1 Argola de chaveiro de 25 mm.






MATERIAL AUXILIAR:
1 Tesoura;
1 Alicate pequeno de corte;
1 X-ato




1º PASSO
Depois de cortar a corda do tamanho desejado, deve dar numa ponta um nó e na outra aplique um pouco de fita-cola, este procedimento serve para que a corda não se desfie enquanto é realizado o Trabalho.

 
2º PASSO
Utilizando os dois dedos conforme demonstrado na figura e abrindo os mesmos cerca de 4cm, comece a enrolar a Corda, segurando com o polegar a ponta da corda onde possui o nó.




 
3º PASSO
Passe de seguida a enrolar por 5 vezes à volta dos dedos a corda, tendo o cuidado para que as mesmas fiquem lado a lado em cada volta e que a volta seguinte nunca cruze com a anterior.




 
4º PASSO
Após as 5 voltas do passo anterior, conforme a imagem, segure com o dedo Indicador e o Polegar as voltas.
De seguida comece a dar as voltas como é indicado na figura, tendo sempre a preocupação para seguir as voltas lado a lado e nunca cruzar a volta seguinte com a anterior.


 

5º PASSO
Após ter dado também as 5 voltas do 4º passo, vai começar a passar a corda para dentro.






6º PASSO
Após o passo 5, passe a corda por dentro e por fora, depois novamente por dentro e para fora. Assim conseguirá o que está demonstrado na figura.
 Não se esqueça de que ao realizar este passo deve encostar a corda à esquerda, conforme demonstra a figura e não aperte pois de seguida vamos inserir o Berlinde pequeno.




 

7º PASSO
Coloque o Berlinde pequeno por dentro logo após efectuar a 1ª volta da corda da 3º Face de voltas.





 

8.º PASSO
Depois de colocado o Berlinde, continue como é demonstrado no passo 6 e dê mais 4 voltas até perfazer as 5 voltas;





 


Após as 5 voltas o 8.º Passo fica concluído e o aspecto deverá ser este.






9.º PASSO
Vamos agora cochar(termo de apertar), para tal procuramos o lado em que puxando como é demonstrado na figura o excesso de corda vá dar para a ponta da corda que possui o pequeno nó que se efectuou na preparação da corda para a trabalhar.
Com o auxílio de uma Tesoura puxa-se de um lado e depois do outro até se chegar ao pequeno nó da ponta, apertar ligeiramente(só para compor) para que não fique o trabalho oval;



Ao chegar ao fim ficamos com uma ponta maior e outra menor, e como tal, a nossa bola está com forma.

 10.º PASSO
A nossa pinha ainda não está apertada, para tal, vamos agora puxar pela corda conforme a imagem, pois assim iremos do nó da ponta até à ponta da corda que tem fita-cola.





11.º PASSO
Segurando na ponta que possui o nó, reserva-se 12cm de corda.








12.º PASSO
Agora em diante puxa-se a corda de um lado para o outro de cada face, não esquecendo de apertar em cada meia volta, pois assim quando chegarem à outra ponta da corda a bola estará apertada(cochada).





Na 2.ª parte, depois de cochada a pinha, iremos aprender a fazer o Nó de Barca para podermos concluir o Porta-Chaves da Pinha de Retenida ou Tacada.



1.º PASSO
Dispor as pontas lado-a-lado, conforme a figura;

2.º PASSO
Efectuar com uma das pontas uma laçada e passar a ponta pelo interior, apanhando a ontra ponta de corda:







3º Passo
Com a a outra ponta efectuar o mesmo procedimento do 2º passo, conforme a figura;




4.º Passo
A essência do nó está neste passo. Assim, segurando as duas cordas conforme a imagem, torce-se as mesmas em sentidos opostos por forma a que as cordas fiquem lado-a-lado.
Quando o nó estiver pronto, este apresenta a forma da imagem.
NOTA: Se necessário ajeita-se o nó um pouco para baixo ou para cima para que o mesmo tome a forma desejada.

Assim se faz o Nó de Barca e o 1º pormenor do acabamento do nosso Porta-chaves está pronto.
Pratiquem!